Nordeste

quarta-feira, 30 de março de 2011

PT-PG Como-Fazer Partituras

Do Project Gutenberg, o primeiro produtor de livros electrónicos (ou livros eletrônicos) grátis.


O Projecto de Partituras do Project Gutenberg dedica-se à digitalização de pautas para uma variedade de utilizações. A maioria das pautas, até agora, têm sido de música de câmara de compositores como Mozart e Beethoven. Este documento é para dar uma breve revista sobre o que é necessário para digitar uma nova partirura para a colecção do Project Gutenberg.


Como para qualquer entrega para o Project Gutenberg , o primeiro passo é assegurar uma desobstrução de direitos autorais. As leis de direitos autorais dos EUA tornam problemática a inclusão de items pós-1922. Geralmente, a melhor aposta é utilizar uma partitura impressa antes de 1923.


A escolha de que programas utilizar para a digitalização é consigo. Existem três concorrentes principais: Finale, Sibelius, e Lilypond. Os primeiros dois são produtos de programas comerciais com muitas características. O último é um projecto de código aberto (na verdade, um formato de marcação) associado a várias ferramentas diferentes. A nossa experiência é que cada um pode ser utilizado para criar pautas digitais com qualidade de topo e que cada um tem as suas limitações. Também nos têm falado no Muscript, que oferece marcação em ASCII puro para a criação de pautas.


Os formatos de saída são consigo, mas encorajamos todos os formatos de saída possíveis para o seu método de digitalização. Estes incluem:


ficheiros Lilypond files
ficheiros PDF com pautas "impressas"
MusicML
MIDI
formato .MUS do Finale
formato .SIB do Sibelius


Existem outras opções de programas e outros formatos. Sempre que possível, pondere disponibilizar as partes separadas em ficheiros separados (i.e.: pra que o Violino 1 pudesse ter a sua própria pauta e a Viola a sua).


Se tiver dúvidas ou ideias sobre como proceder, por favor envie uma mensagem de correio electrónico para music2010_AT_pglaf.org. Obrigado pelo seu interesse em contribuir para o Projecto de Partituras do Project

Nenhum comentário:

Postar um comentário