Nordeste

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Caxias (Maranhão)


Centro de Caxias
"Princesa do Sertão"
"Terra das Águas Cristalina



Caxias é um município brasileiro do estado do Maranhão. Com população de 155 202 habitantes segundo estimativa do IBGE em 2010, é o quarto município mais populoso do estado.









Geografia

Localiza-se a uma latitude 04º51'32" sul e a uma longitude 43º21'22" oeste, estando a uma altitude de 66 metros. Possui uma área de 5.224 km². Sua população estimada em 2009 era de 148.072 habitantes. A cidade é banhada pelo rio Itapecuru e vários afluentes que cercam a cidade com diversos banhos naturais.

[editar] Cultura

Centro de Cultura de Caxias.
A cidade de Caxias tem uma arquitetura herdada do século XIX e início do século XX no estilo português, ainda conservando boa parte de seu patrimônio histórico.
Tem como seus filhos ilustres, poetas como Gonçalves Dias, Coelho Neto, Teófilo Dias, Vespasiano Ramos e outros artistas como César Marques, o escultor modernista Celso Antônio Menezes, o idealizador da bandeira nacional Teixeira Mendes, o ex-Ministro e ex-presidente do Supremo Tribunal de Justiça, entre outros.

[editar] Educação

Atualmente Caxias vem despontando como um centro formador de profissionais de nível superior para todo Maranhão. A Cidade dispõe de duas faculdades privadas (FAI, com os cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia; e FACEMA, com os cursos de Administração, Enfermagem, Fisioterapia e Pedagogia). Conta ainda com a Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, com o seu Centro de Estudos Superiores de Caxias, com cursos de licenciatura (Matemática, Pedagogia, Biologia, Química, Física, Geografia e História), além dos cursos de Medicina e Enfermagem. O Curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão foi considerado pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE, como um dos melhores do Brasil. Além disso a Prefeitura Municipal inaugurou e mantem um polo da UAB - CEFET com destaque para o Curso de Licenciatura em Informática.

[editar] Filhos ilustres



Nenhum comentário:

Postar um comentário